Dia Nacional da Educação a Distância marca a expansão de ofertas de cursos e aumento do número de alunos matriculados
Pela primeira vez na série histórica, há mais vagas ofertadas na educação a distância (EaD), pelas instituições de educação superior, do que em cursos presenciais. O Censo da Educação Superior 2018 registrou 7,1 milhões de vagas na EaD, enquanto os cursos presenciais contabilizam 6,3 milhões. O levantamento realizado, anualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revela ainda que, entre os 3,4 milhões de estudantes que ingressaram em cursos de graduação em 2018, 40% (1,4 milhão) optaram por cursos EaD. Já entre os que iniciaram cursos presenciais, houve queda no número total de ingressantes, entre 2017 e 2018.
Tecnológico – Foi no grupo de cursos de grau tecnológico que houve o maior crescimento no número de matrículas, 346% nos últimos dez anos. No mesmo período, os cursos presenciais tiveram uma variação positiva de 28,4%. O Inep vem registrando uma tendência de queda nas matrículas dos cursos presenciais de tecnologia desde 2013.
Outro destaque na modalidade a distância é a formação de professores. Pela primeira vez, o número de alunos matriculados em cursos de licenciatura EaD (50,2%) superou o daqueles que estão em cursos presenciais (49,8%). Tanto na rede federal como na rede privada, cursos de formação de docentes a distância são os que têm mais alunos. Pedagogia é a graduação com o maior número de matriculados: 440 mil, 23% dos alunos de EaD nas instituições particulares, e 12 mil, 13% dos alunos de EaD nas instituições públicas federais.
Cursos a distância - O Inep observa a expansão dos cursos e do número de estudantes na modalidade a distância desde o ano 2000, quando foi iniciado o processo de coleta de dados da modalidade EaD. Na época, a pesquisa apontou a existência de dez cursos de graduação a distância no país. Somente para o último ano da pesquisa (2018), houve um crescimento considerável, de 50,7%, em relação a 2017. As instituições de ensino superior mantêm 3.177 cursos a distância. No ano anterior, eram 2.108 cursos de graduação.
O avanço dos formados em cursos a distância aparece em outro recorte da pesquisa. O número total de estudantes que chegaram ao último ano, na modalidade a distância, cresceu 8,6% em 2018, enquanto para os concluintes de graduações presenciais, o índice é de 4,5%. A participação no grupo total de concluintes em cursos de graduação presenciais, nos dois últimos anos, aumentou de 19,7%, em 2016, para 21,7% em 2018.
O aumento do número de alunos e cursos no ensino a distância tem contribuído para o cumprimento da Meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE), que determina a elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida em 33% da população de 18 a 24 anos.
Dia Nacional da EaD – Dia 27 de novembro foi a data instituída pela Lei 13.620/2018. As instituições de ensino superior podem se credenciar para cursos de educação a distância sem o credenciamento para cursos presenciais. Com isso, as instituições podem oferecer exclusivamente cursos a distância, na graduação e na pós-graduação lato sensu, ou atuar também na modalidade presencial.
Veja os resultados do Censo da Educação Superior
Tecnológico – Foi no grupo de cursos de grau tecnológico que houve o maior crescimento no número de matrículas, 346% nos últimos dez anos. No mesmo período, os cursos presenciais tiveram uma variação positiva de 28,4%. O Inep vem registrando uma tendência de queda nas matrículas dos cursos presenciais de tecnologia desde 2013.
Outro destaque na modalidade a distância é a formação de professores. Pela primeira vez, o número de alunos matriculados em cursos de licenciatura EaD (50,2%) superou o daqueles que estão em cursos presenciais (49,8%). Tanto na rede federal como na rede privada, cursos de formação de docentes a distância são os que têm mais alunos. Pedagogia é a graduação com o maior número de matriculados: 440 mil, 23% dos alunos de EaD nas instituições particulares, e 12 mil, 13% dos alunos de EaD nas instituições públicas federais.
Cursos a distância - O Inep observa a expansão dos cursos e do número de estudantes na modalidade a distância desde o ano 2000, quando foi iniciado o processo de coleta de dados da modalidade EaD. Na época, a pesquisa apontou a existência de dez cursos de graduação a distância no país. Somente para o último ano da pesquisa (2018), houve um crescimento considerável, de 50,7%, em relação a 2017. As instituições de ensino superior mantêm 3.177 cursos a distância. No ano anterior, eram 2.108 cursos de graduação.
O avanço dos formados em cursos a distância aparece em outro recorte da pesquisa. O número total de estudantes que chegaram ao último ano, na modalidade a distância, cresceu 8,6% em 2018, enquanto para os concluintes de graduações presenciais, o índice é de 4,5%. A participação no grupo total de concluintes em cursos de graduação presenciais, nos dois últimos anos, aumentou de 19,7%, em 2016, para 21,7% em 2018.
O aumento do número de alunos e cursos no ensino a distância tem contribuído para o cumprimento da Meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE), que determina a elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida em 33% da população de 18 a 24 anos.
Dia Nacional da EaD – Dia 27 de novembro foi a data instituída pela Lei 13.620/2018. As instituições de ensino superior podem se credenciar para cursos de educação a distância sem o credenciamento para cursos presenciais. Com isso, as instituições podem oferecer exclusivamente cursos a distância, na graduação e na pós-graduação lato sensu, ou atuar também na modalidade presencial.
Veja os resultados do Censo da Educação Superior
FONTE: INEP
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