Pular para o conteúdo principal

CNE aprova diretrizes para escolas durante a pandemia

Proposta passou por consulta pública e foi votada na tarde desta terça-feira

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira, 28 de abril, as diretrizes para orientar escolas da educação básica e instituições de ensino superior durante a pandemia do coronavírus. Os 21 conselheiros votaram, em plenário virtual, um documento que traz orientações e sugestões para todas as etapas de ensino, da educação infantil à superior. O parecer foi elaborado com a colaboração do Ministério da Educação (MEC).

O material aprovado pelo CNE tem o objetivo de orientar estados, municípios e escolas sobre as práticas que devem ser adotadas durante a pandemia, além de propor normas nacionais gerais. A reorganização dos calendários é de responsabilidade dos sistemas de ensino.

As pautas mais importantes debatidas no encontro virtual foram o calendário escolar de 2020 e se as aulas e as atividades a distância contarão como horas letivas ou terão de ser integralmente repostas quando as aulas presenciais forem retomadas.

O CNE sugere que estados e municípios busquem alternativas para minimizar a necessidade de reposição presencial de dias letivos, a fim de permitir que seja mantido um fluxo de atividades escolares aos estudantes enquanto durar a situação de emergência.

Para repor a carga horária ao fim do período de emergência o CNE sugere a utilização de períodos não previstos como recesso escolar do meio do ano, de sábados, e a reprogramação de períodos de férias. A ampliação da jornada escolar diária por meio de acréscimo de horas em um turno ou utilização do contraturno para atividades escolares também são alternativas que podem ser consideradas.

Além disso, o CNE autorizou os sistemas de ensino a computar atividades não presenciais para cumprimento de carga horária de acordo com deliberação própria de cada sistema. O CNE listou uma série de atividades não presenciais que podem ser utilizadas pelas redes de ensino durante a pandemia. Meios digitais, videoaulas, plataformas virtuais, redes sociais, programas de televisão ou rádio, material didático impresso e entregue aos pais ou responsáveis são algumas das alternativas sugeridas.

Para pensar em soluções eficientes, evitar aumento das desigualdades, da evasão e da repetência, o Conselho recomenda que as atividades sejam ofertadas, desde a educação infantil, para que as famílias e os estudantes não percam o contato com a escola e não tenham retrocessos no seu desenvolvimento.

No Brasil, em todos os estados há suspensão de aulas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. No mundo, de acordo com os últimos dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que monitora os impactos da pandemia na educação, 191 países determinaram o fechamento de escolas e universidades. A decisão atinge cerca de 1,6 bilhão de crianças e jovens, o que corresponde a 90,2% de todos os estudantes.

Confira abaixo as recomendações para cada etapa de ensino:

Educação infantil – A orientação para creche e pré-escola é que os gestores busquem uma aproximação virtual dos professores com as famílias, de modo a estreitar vínculos e fazer sugestões de atividades às crianças e aos pais e responsáveis. As soluções propostas pelas escolas e redes de ensino devem considerar que as crianças pequenas aprendem e se desenvolvem brincando prioritariamente.

Ensino fundamental – Sugere-se que as redes de ensino e escolas orientem as famílias com roteiros práticos e estruturados para acompanharem a resolução de atividades pelas crianças. No entanto, as soluções propostas pelas redes não devem pressupor que os “mediadores familiares” substituam a atividade do professor. As atividades não presenciais propostas devem delimitar o papel dos adultos que convivem com os alunos em casa e orientá-los a organizar uma rotina diária.

Ensino técnico – A ideia é ampliar a oferta de cursos presenciais em cursos de educação a distância (EaD) e criar condições para realização de atividades pedagógicas não presenciais de forma mais abrangente a cursos que ainda não se organizaram na modalidade a distância. Os estágios vinculados às práticas na escola deverão ser realizados de forma igualmente virtual ou não presencial.

Ensino superior – O CNE sugere que, para a continuidade das atividades de ensino aprendizado nesse nível de ensino, as instituições possam disponibilizar atividades não presenciais.

Educação de jovens e adultos (EJA) – Enquanto perdurar a situação de emergência sanitária, as medidas recomendadas para EJA devem considerar a harmonização dos objetivos de aprendizagem ao mundo do trabalho, a valorização dos saberes não escolares e as implicações das condições de vida e trabalho dos estudantes.

Educação indígena, do campo e quilombola – As escolas poderão ofertar parte das atividades escolares em horário de aulas normais e parte em forma de estudos dirigidos e atividades nas comunidades, desde que estejam integradas ao projeto pedagógico da instituição, para garantir que os direitos de aprendizagem dos estudantes sejam atendidos. Nos estados e municípios onde existam conselhos de educação escolar indígenas e quilombolas, estes devem ser consultados e suas deliberações consideradas nos processos de normatização das atividades.

Avaliação – Sugere-se que as avaliações nacionais e estaduais considerem as ações de reorganização dos calendários de cada sistema de ensino antes de realizar o estabelecimento dos novos cronogramas das avaliações em larga escala de alcance nacional ou estadual. É importante garantir uma avaliação equilibrada dos estudantes em função das diferentes situações que serão enfrentadas em cada sistema de ensino, assegurando as mesmas oportunidades a todos que participam das avaliações em âmbitos municipal, estadual e nacional.

Nesse sentido, as avaliações e os exames de conclusão do ano letivo de 2020 das escolas deverão levar em conta os conteúdos curriculares efetivamente oferecidos aos estudantes, considerando o contexto excepcional da pandemia, com o objetivo de evitar o aumento da reprovação e do abandono no ensino fundamental e médio.

Aprovado pelo CNE, o documento ainda será homologado pelo Ministério da Educação (MEC). Conselhos estaduais e municipais de educação poderão ainda definir como cada localidade seguirá as orientações. As decisões finais de como o calendário será cumprido caberão a estados e municípios. Para o CNE, o que deve ser levado em consideração é o atendimento dos objetivos de aprendizagem e o desenvolvimento das competências e habilidades a serem alcançados pelos estudantes em circunstâncias excepcionais provocadas pela pandemia.
 
fonte: MEC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UNIVESP Vestibular 2023/2

Vestibular 2023 da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP Acompanhe o processo seletivo através da página FUNDAÇÃO VUNESP UNIVESP - VESTIBULAR 2023 19/07/2023 - Confira a convocação para matrícula da 3ª chamada 12/07/2023 - Confira a convocação para matrícula 2ª chamada 03/07/2023 - Confira Lista Geral de Candidatos Classificados Convocação 1ª Chamada - Matricula das 10h de 05.07.2023 até as 18h de 10.07.2023 (ver portaria 67.2023) 29/05/2023 - Confira o gabarito 05/04/2023 - Confira a estatística final de inscritos Confira o seu local de prova (requer identificação) 28/02/2023 - Confira o  resultado dos recursos da solicitação de  Isenção  /  Redução  da taxa de inscrição 28/02/2023 - Confira o resultado da solicitação de Isenção / Redução da taxa de inscrição 06/02/2023 - Faça sua inscrição até 30/03/2023 02/02/2023 - Confira a  Portaria Univesp PR Nº 25, de 1 de fevereiro de 2023 - Normas operacionais do Vestibular do 2º Semestre de 2023   15/12/2022 - Processo sel

Política de Privacidade

"Política de Privacidade" "Este blog pode utilizar cookies e/ou web beacons quando um usuário tem acesso às páginas. Os cookies que podem ser utilizados associam-se (se for o caso) unicamente com o navegador de um determinado computador. Os cookies que são utilizados neste blog podem ser instalados pelo mesmo, os quais são originados dos distintos servidores operados por este, ou a partir dos servidores de terceiros que prestam serviços e instalam cookies e/ou web beacons (por exemplo, os cookies que são empregados para prover serviços de publicidade ou certos conteúdos através dos quais o usuário visualiza a publicidade ou conteúdos em tempo pré determinados). O usuário poderá pesquisar o disco rígido de seu computador conforme instruções do próprio navegador. O Google, como fornecedor de terceiros, utiliza cookies para exibir anúncios neste site. Com o cookie DART, o Google pode exibir anúncios para seus usuários com base nas visitas feit

UNIVESP Vestibular 2º Semestre 2022

Processo Seletivo Vestibular 2022 da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP Acompanhe o processo seletivo através das páginas UNIVESP  VESTIBULAR UNIVESP 2022 e FUNDAÇÃO VUNESP PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR - 2º SEM DE 2022 28/07/2022 - Confira a  Convocação 3ª Chamada - Matricula das 10h de 29.07 até as 18h de 01.08.2022 21/07/2022 - Confira a  Convocação 2ª Chamada - Matricula das 10h de 22.07 até as 18h de 25.07.2022 11/07/2022 - Confira o resultado 23/05/2022 - Confira o gabarito (requer identificação) 13/05/2022 -  Confira os locais de provas 19/04/2022 - Confira: Resultado da Análise dos Recursos contra o Indeferimento da Isenção da Taxa de Inscrição Resultado da Análise dos Recursos contra o Indeferimento da Redução da Taxa de Inscrição 06/04/2022 - Confira os resultados de solicitação de Redução / Isenção da Taxa de Inscrição 22/03/2022 - Faça sua inscrição até 25/04/2022 17/03/2022 - Confira o  Manual do Candidato 15/03/2022 - Confira a portaria do Processo Sel

UEMA Vestibular EaD 2022 - Gabarito

08/07/2022 - Confira o gabarito definitivo Gabarito preliminar do Processo Seletivo Simplificado do Programa Especial EAD UEMA 2022 Prova Objetiva Gabarito preliminar fonte: UEMA  

UECE Vestibular especial 2023 - Gabarito

Gabarito preliminar do Vestibular Especial 2023 para habilitação de candidatos aos Cursos de Graduação na modalidade a distância da Universidade Estadual do Ceará –UECE Confira na página UECE CEV  Vestibular Especial da UECE para Cursos de Graduação na Modalidade a Distância 2023 Prova de Conhecimentos Gerais – Vestibular Especial 2023 Prova de Conhecimentos Gerais – Gabarito 1 Prova de Conhecimentos Gerais – Gabarito 2 Prova de Conhecimentos Gerais – Gabarito 3 Prova de Conhecimentos Gerais – Gabarito 4 Gabarito Oficial Preliminar   fonte: UECE