Pular para o conteúdo principal

Covid-19: Pelo menos um terço das crianças em idade escolar não consegue acessar o ensino a distância durante o fechamento das escolas, diz novo relatório do UNICEF

A campanha Reimagine, do UNICEF, apela por investimentos urgentes para eliminar a exclusão digital, alcançar todas as crianças com aprendizagem remota e, o mais importante, priorizar a reabertura segura das escolas


 
Nova Iorque, 27 de agosto de 2020 – Pelo menos um terço das crianças em idade escolar – 463 milhões de crianças em todo o mundo – foi incapaz de acessar o ensino remoto quando a Covid-19 fechou suas escolas, de acordo com um novo relatório do UNICEF divulgado hoje, enquanto países em todo o mundo discutem seus planos para o retorno às salas de aulas.

No auge dos bloqueios nacionais e locais, quase 1,5 bilhão de crianças em idade escolar foram afetadas pelo fechamento de escolas. O relatório Remote Learning Reachability (A acessibilidade do aprendizado remoto – disponível somente em inglês) descreve as limitações da aprendizagem remota e expõe as profundas desigualdades no acesso.

O relatório usa uma análise globalmente representativa sobre a disponibilidade de tecnologia doméstica e ferramentas necessárias para aprendizagem remota entre meninas e meninos da educação infantil, do ensino fundamental I e II e do ensino médio, com dados de 100 países. Os dados incluem acesso a televisão, rádio e internet, e a disponibilidade de currículos fornecidos por essas plataformas durante o fechamento das escolas.

Embora os números no relatório apresentem um quadro preocupante sobre a falta de aprendizagem remota durante o fechamento das escolas, o UNICEF alerta que a situação é provavelmente muito pior. Mesmo quando as crianças têm a tecnologia e as ferramentas em casa, elas podem não ser capazes de aprender remotamente por meio dessas plataformas devido a outros fatores em casa, incluindo pressão para fazer tarefas domésticas, obrigação de trabalhar, um ambiente ruim para aprendizagem e falta de apoio para seguir o currículo online ou sua transmissão.

O relatório destaca desigualdades significativas entre as regiões. As crianças em idade escolar na África ao sul do Saara são as mais afetadas, onde metade de todos os estudantes não pode ser alcançada com o aprendizado remoto.



 

As crianças em idade escolar das famílias mais pobres e as que vivem em áreas rurais são, de longe, as que têm maior probabilidade de ficar para trás durante o fechamento das escolas, afirma o relatório. Globalmente, 72% das crianças em idade escolar sem acesso à aprendizagem remota vivem nas famílias mais pobres de seus países. Em países de renda média alta, os estudantes das famílias mais pobres representam até 86% dos alunos e alunas que não têm acesso ao ensino a distância. Globalmente, três quartos dos estudantes sem acesso vivem em áreas rurais.

O relatório também observa taxas variáveis de acesso entre grupos de idade, com os estudantes mais jovens mais propensos a ficar para trás no aprendizado remoto durante seus anos mais críticos de aprendizagem e desenvolvimento:
  • Cerca de 70% das crianças em idade pré-escolar – 120 milhões de crianças – não têm acesso à educação remota, em grande parte devido aos desafios e limitações da aprendizagem online para crianças pequenas, falta de programas de aprendizagem remota para essa categoria de educação e falta de bens domésticos para aprendizagem remota.
  • Pelo menos 29% dos estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental – 217 milhões de crianças – não têm acesso à educação a distância. E pelo menos cerca de 24% dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental – 78 milhões – também não.
  • Os estudantes do ensino médio foram os menos propensos a perder a aprendizagem remota, com pelo menos cerca de 18% – 48 milhões de adolescentes – não tendo os recursos tecnológicos para acessar a aprendizagem remota.
O UNICEF exorta os governos a que deem prioridade à reabertura segura das escolas quando começarem a diminuir as restrições de bloqueio. Quando a reabertura não for possível, o UNICEF apela às autoridades para que incorporem a aprendizagem destinada a compensar as horas de ensino perdidas nos planos de continuidade e reabertura das escolas. As políticas e práticas de abertura de escolas devem incluir a expansão do acesso à educação, incluindo aprendizagem a distância, especialmente para grupos mais vulneráveis. Os sistemas educacionais também devem ser adaptados e construídos para resistir a crises futuras.

O Marco de ação e recomendações para a reabertura de escolas, emitido em conjunto pelo UNICEF, a Unesco, o Acnur, o PMA e o Banco Mundial, oferece conselhos práticos para as autoridades nacionais e locais. As diretrizes enfocam a reforma política; requisitos de financiamento; operações seguras; aprendizagem compensatória; bem-estar e proteção; e alcance das crianças mais vulneráveis.

Como parte de sua campanha Reimagine, que visa evitar que a pandemia de Covid-19 agrave uma crise duradoura para as crianças, especialmente as mais pobres e vulneráveis, o UNICEF está pedindo investimentos urgentes para eliminar a exclusão digital, alcançar todas as crianças com aprendizagem remota e, mais criticamente, priorizar a reabertura segura das escolas.

Notas para editores:

A análise usa os resultados do estudo conjunto da Unesco, do UNICEF e do Banco Mundial sobre as respostas nacionais em educação ao fechamento de escolas por causa da pandemia de Covid-19. O número de crianças potencialmente atingidas por meios de radiodifusão ou soluções de internet se baseia na disponibilidade de ativos relacionados (TV, rádio e internet) em casa, e não em seu uso real pelas crianças. Portanto, o número de crianças "potencialmente alcançadas" são estimativas superiores da realidade das crianças "efetivamente alcançadas". Os números excluem crianças que receberam educação em papel devido à falta de dados confiáveis.

A análise não se concentra em crianças fora da escola. Para obter os dados mais recentes sobre crianças fora da escola, visite: https://www.unicef.org/sites/default/files/2019-12/SOWC-2019.pdf (disponível somente em inglês)

Download de conteúdo multimídia aqui.

Sobre a campanha Reimagine
 
Em resposta à pandemia de Covid-19, o UNICEF lançou a campanha Reimagine – um apelo urgente aos governos, ao público, aos doadores e ao setor privado para que apoiem os esforços do UNICEF para responder, recuperar e reimaginar um mundo atualmente sitiado pela Covid-19. Juntos, podemos evitar que esta pandemia se transforme em uma crise duradoura para as crianças – especialmente as mais vulneráveis – e reimaginar um mundo mais justo para todas as crianças. 
 
Saiba mais sobre a campanha #Reimagine aqui: www.unicef.org/reimagine
 
fonte: UNICEF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UNIVESP Vestibular 2023/2

Vestibular 2023 da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP Acompanhe o processo seletivo através da página FUNDAÇÃO VUNESP UNIVESP - VESTIBULAR 2023 19/07/2023 - Confira a convocação para matrícula da 3ª chamada 12/07/2023 - Confira a convocação para matrícula 2ª chamada 03/07/2023 - Confira Lista Geral de Candidatos Classificados Convocação 1ª Chamada - Matricula das 10h de 05.07.2023 até as 18h de 10.07.2023 (ver portaria 67.2023) 29/05/2023 - Confira o gabarito 05/04/2023 - Confira a estatística final de inscritos Confira o seu local de prova (requer identificação) 28/02/2023 - Confira o  resultado dos recursos da solicitação de  Isenção  /  Redução  da taxa de inscrição 28/02/2023 - Confira o resultado da solicitação de Isenção / Redução da taxa de inscrição 06/02/2023 - Faça sua inscrição até 30/03/2023 02/02/2023 - Confira a  Portaria Univesp PR Nº 25, de 1 de fevereiro de 2023 - Normas operacionais do Vestibular do 2º Semestre de 2023   15/12/2022 - Processo sel

Política de Privacidade

"Política de Privacidade" "Este blog pode utilizar cookies e/ou web beacons quando um usuário tem acesso às páginas. Os cookies que podem ser utilizados associam-se (se for o caso) unicamente com o navegador de um determinado computador. Os cookies que são utilizados neste blog podem ser instalados pelo mesmo, os quais são originados dos distintos servidores operados por este, ou a partir dos servidores de terceiros que prestam serviços e instalam cookies e/ou web beacons (por exemplo, os cookies que são empregados para prover serviços de publicidade ou certos conteúdos através dos quais o usuário visualiza a publicidade ou conteúdos em tempo pré determinados). O usuário poderá pesquisar o disco rígido de seu computador conforme instruções do próprio navegador. O Google, como fornecedor de terceiros, utiliza cookies para exibir anúncios neste site. Com o cookie DART, o Google pode exibir anúncios para seus usuários com base nas visitas feit

UNIVESP Vestibular 2º Semestre 2022

Processo Seletivo Vestibular 2022 da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP Acompanhe o processo seletivo através das páginas UNIVESP  VESTIBULAR UNIVESP 2022 e FUNDAÇÃO VUNESP PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR - 2º SEM DE 2022 28/07/2022 - Confira a  Convocação 3ª Chamada - Matricula das 10h de 29.07 até as 18h de 01.08.2022 21/07/2022 - Confira a  Convocação 2ª Chamada - Matricula das 10h de 22.07 até as 18h de 25.07.2022 11/07/2022 - Confira o resultado 23/05/2022 - Confira o gabarito (requer identificação) 13/05/2022 -  Confira os locais de provas 19/04/2022 - Confira: Resultado da Análise dos Recursos contra o Indeferimento da Isenção da Taxa de Inscrição Resultado da Análise dos Recursos contra o Indeferimento da Redução da Taxa de Inscrição 06/04/2022 - Confira os resultados de solicitação de Redução / Isenção da Taxa de Inscrição 22/03/2022 - Faça sua inscrição até 25/04/2022 17/03/2022 - Confira o  Manual do Candidato 15/03/2022 - Confira a portaria do Processo Sel

UEMA Vestibular EaD 2022 - Gabarito

08/07/2022 - Confira o gabarito definitivo Gabarito preliminar do Processo Seletivo Simplificado do Programa Especial EAD UEMA 2022 Prova Objetiva Gabarito preliminar fonte: UEMA  

UECE Vestibular especial 2023 - Gabarito

Gabarito preliminar do Vestibular Especial 2023 para habilitação de candidatos aos Cursos de Graduação na modalidade a distância da Universidade Estadual do Ceará –UECE Confira na página UECE CEV  Vestibular Especial da UECE para Cursos de Graduação na Modalidade a Distância 2023 Prova de Conhecimentos Gerais – Vestibular Especial 2023 Prova de Conhecimentos Gerais – Gabarito 1 Prova de Conhecimentos Gerais – Gabarito 2 Prova de Conhecimentos Gerais – Gabarito 3 Prova de Conhecimentos Gerais – Gabarito 4 Gabarito Oficial Preliminar   fonte: UECE